terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Adeus GNOME 2, olá GNOME 2!

Por Shawn Powers em 23/12/11

Muitos usuários Linux que se tornaram fãs de Gnome por anos encontram-se em uma encruzilhada derrepentemente. O GNOME 3.0 abandonou completamente a forma de desktop que criou amantes durante esse tempo. Isso não é como dizer que mudar é ruim, isso é sim dizer que muitas pessoas (até mesmo Linux Torvalds) não querem de fato mudar.

Sendo um usuário Ubuntu por muitos anos, eu estou acostumado como quão bem a Canonical fez o desktop Linux "somente funcionar". Infelizmente, A alternativa Ubuntu para o GNOME 3 mudou para Unity. Eu quero gostar do Unity. Eu forcei a mim mesmo usá-lo para ver se ele pudesse crescer em mim após um tempo. Isso não aconteceu, e para piorar a situação, a versão 11.10 não possui uma opção para a versão clássica do GNOME, o que significa eu preciso também me virar e me acostumar com o Unity ou procurar uma alternativa.

Felizmente, o XFCE tem todas as funcionalidades que eu adoro no GNOME,. Não, o XFCE não é exatamente como o GNOME, mas ele parece bem mais com o GNOME 2 que o GNOME 3! Se você é parecido comigo e quer desesperadamente ter a velha interface do GNOME você conhecerá e amará, eu recomendo testar o Xubuntu (a versão Ubuntu que usa o XFCE). Com personalizações mínimas, ele pode se assemelhar com o GNOME 2. E mais, o XFCE tem a habilidade de iniciar serviços GNOME (ou KDE) durante o login, o que significa apps GNOME-nativa funcionais "na hora".

O dia em que seremos forçados a adotar um novo modelo de desktop deve chegar. Por enquanto, entretanto, alternativas como XFCE ou até mesmo LDXE oferecem altas e familiares funcionalidades na experiência do desktop. Se você teme o GNOME 3 e o Unity, tente o XFCE. Baixe o Xubuntu e teste-o: http://www.xubuntu.org.

Via Linux Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares