sexta-feira, 30 de março de 2012

Gimp 2.8 (com a interface opcional de janela única) cada vez mais próximo

A versão 2.8 do Gimp, que trará vários novos recursos, incluindo a aguardada interface (opcional) de janela única, à série estável deste popular editor de imagens em código aberto, é aguardada literalmente há anos, embora a velocidade do seu avanço não corresponda diretamente a este grau de expectativa.

Este post do PowerBase trouxe ontem uma interpretação otimista quanto ao cronograma restante, baseado em um gráfico (reproduzido acima) indicando que das tarefas registradas como pendências, resta concluir apenas algumas relacionadas à preparação do lançamento em si: decidir a imagem da splash screen, escrever as notas de lançamento, etc.

Íntegra em BR-Linux
Leia Mais ►

segunda-feira, 26 de março de 2012

Media Center: XBMC 11.0 chega trazendo o novo XBMCbuntu

A versão 11.0 do XBMC foi lançada no final de semana trazendo várias novidades para quem usa o computador para controlar um media center, ou mesmo para quem prefere este aplicativo open source na hora de assistir seus filmes e seriados.

Escrevi um sumário das novidades desta versão no BR-Mac, mas alguns destaques são o novo tema default com melhor distribuição das opções e comandos na tela (e acesso rápido aos itens mais recentes da coleção), suporte a AirPlay e ganhos de desempenho na exibição de conteúdo, via novas técnicas de rendering, suporte renovado a formatos (de áudio, vídeo, imagens e legendas) e melhorias no uso do hardware.

Uma novidade interessante é o XBMCbuntu (será que vai continuar com este nome por bastante tempo?), sucessor do antigo XBMC Live: um sistema que permite dar boot diretamente no aplicativo XBMC, mas dá acesso ao desktop se necessário, permite instalar e usar aplicativos e até fazer atualização do XBMC. (via BR-Linux, por xbmc.org – “XBMC”)
Leia Mais ►

domingo, 18 de março de 2012

Diminuindo tentativas de invasão via SSH

Colaboração: Renato Rudnicki em Dicas-L
Data de Publicação: 14 de março de 2012

Eu havia pensando em colocar o título do post como "Melhorando a segurançao do SSH", mas vocês já chegaram a fazer uma pesquisa por ssh no Pesquisar do dicas-l?... Tem muita coisa legal sobre ssh, então resolvi mudar o título da dica. Dei uma rápida olhada, e pelo que eu vi, não tem essa dica, então, lá vai :).

Dentro do arquivo /etc/ssh/sshd_config altere as seguintes linhas:
 
 LoginGraceTime 2m
 MaxStartups 3:50:6
 
Explicando:

O primeiro parâmetro informa que a conexão será cortada caso fique inativa por 2 minutos.

O segundo quer dizer que depois de 3 tentativas não autenticadas, 50% das conexões do IP são recusadas e quando o número de de tentavivas chegar a 6 todas as tentativas de conexões do IP serão recusadas.

Pronto, rápido, fácil e muito útil. Mas veja bem, isso não significa que seu ssh está livre de invasões. Apenas esta um pouco mais seguro.

OBS: Não se esqueça de reiniciar o serviço ssh para que as alterações tenham efeito.
Leia Mais ►

sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto maestro - Conhecendo e contribuindo com projeto maestro

O Projeto Maestro é um metrônomo virtual open source, desenvolvido na Escola de Música da UFRN, que atualmente conta com quase 25.000 linhas de código, diversos temas, 3 linguagens, quase 120 classes.

Este mês março de 2012 o Projeto Maestro  lançará finalmente a versão 0.1.

A linguagem de desenvolvimento utilizada é o  Java tornando o projeto um programa multiplataforma.

Esse lançamento da primeira versão estável, ainda existe muito trabalho para as  versões futuras é bem grande.

Baseado nisso o projeto convida toda a comunidade a colaborar, os colaboradores para desenvolvimento devem ter conhecimento em  Java e Java Sound.

Os interessados podem solicitar  declarações de colaboração em projeto de pesquisa/extensão aos colaboradores, assim como colocar o nome no site e nos créditos.
Infelizmente o projeto não tem recursos para  prover pagamentos em dinheiro e como vários outros  projetos o colaborador pode trabalhar de casa e fazer seu horário conforme sua disponibilidade, sendo necessário apenas eventualmente participar de reuniões (que podem inclusive ser via Skype).

Além de desenvolvedores o projeto também esta precisando de tradutores com boa experiência em qualquer ligua diferente do inglês e português e devem ter conhecimentos de inglês básico.

Via Defendendo o Linux
Leia Mais ►

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ninja Block: um computador diminuto com Linux para automatizar sua casa

O Ninja Blocks é um projeto interessante de hardware aberto que lembra um cruzamento do Arduino com o Raspberry Pi: é um computador diminuto rodando Linux e dotado de sensores e a capacidade de receber instruções simples sobre o que fazer quando estes são ativados – por exemplo: tirar uma foto ao detectar movimento, ligar a iluminação externa ao identificar que determinado usuário desconectou de um serviço on-line, etc.

Naturalmente a parte da interface com a iluminação da casa (ou com a climatização e outros serviços) fica por conta da instalação, mas o Ninja tem suporte a controle de luzes, infravermelho, relês, motores e mais, além de poder realizar ações em uma série de serviços on-line.

Íntegra em BR-Linux
Leia Mais ►

Postagens populares