sábado, 19 de novembro de 2011

"O mercado quer liberdade", diz criador do Linux

Linus Torvalds, criador do kernel Linux, está em São Paulo para a LinuxCon Brazil e fez um comentário direto e claro contra a política fechada da Apple em seus produtos. Segundo ele, “tecnologias que prendem as coisas tendem a perder no final”.

É claro, que este tipo de declaração do homem que criou o sistema opensource mais famoso do mundo já era esperado, mas Torvalds ainda vai além. Nicole Martinelli – que estará nomeetup do Cult of Mac e macmais no próximo domingo – conta que este tipo de declaração reforça a contrariedade de muitos às políticas de direitos autorais e produtos “fechados” de Cupertino.

Torvalds ainda afirmou que as políticas de DRM da Apple, assim como o secure boot da Microsoft não durarão para sempre. “As pessoas querem liberdade e o mercado quer liberdade”, completa Linus.
Reflexo no Brasil

Um reflexo claro no Brasil da questão das relações da Apple, seus produtos e os direitos autorais tem respeito ao iTunes e à App Store. Enquanto o primeiro nem sequer tem atividade por aqui, a loja de apps e games da Apple vende apenas aplicativos no Brasil, já que governo e Cupertino não se resolvem quanto à questão da classificação etária dos jogos.

É claro, neste caso, não existe certo ou errado. São dois lados que possuem, cada um, seus interesses. Porém, não deixa de ser um resultado negativo desta política - pelo menos para os consumidores.

Em Luis Nassif Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares