terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Adeus GNOME 2, olá GNOME 2!

Por Shawn Powers em 23/12/11

Muitos usuários Linux que se tornaram fãs de Gnome por anos encontram-se em uma encruzilhada derrepentemente. O GNOME 3.0 abandonou completamente a forma de desktop que criou amantes durante esse tempo. Isso não é como dizer que mudar é ruim, isso é sim dizer que muitas pessoas (até mesmo Linux Torvalds) não querem de fato mudar.

Sendo um usuário Ubuntu por muitos anos, eu estou acostumado como quão bem a Canonical fez o desktop Linux "somente funcionar". Infelizmente, A alternativa Ubuntu para o GNOME 3 mudou para Unity. Eu quero gostar do Unity. Eu forcei a mim mesmo usá-lo para ver se ele pudesse crescer em mim após um tempo. Isso não aconteceu, e para piorar a situação, a versão 11.10 não possui uma opção para a versão clássica do GNOME, o que significa eu preciso também me virar e me acostumar com o Unity ou procurar uma alternativa.

Felizmente, o XFCE tem todas as funcionalidades que eu adoro no GNOME,. Não, o XFCE não é exatamente como o GNOME, mas ele parece bem mais com o GNOME 2 que o GNOME 3! Se você é parecido comigo e quer desesperadamente ter a velha interface do GNOME você conhecerá e amará, eu recomendo testar o Xubuntu (a versão Ubuntu que usa o XFCE). Com personalizações mínimas, ele pode se assemelhar com o GNOME 2. E mais, o XFCE tem a habilidade de iniciar serviços GNOME (ou KDE) durante o login, o que significa apps GNOME-nativa funcionais "na hora".

O dia em que seremos forçados a adotar um novo modelo de desktop deve chegar. Por enquanto, entretanto, alternativas como XFCE ou até mesmo LDXE oferecem altas e familiares funcionalidades na experiência do desktop. Se você teme o GNOME 3 e o Unity, tente o XFCE. Baixe o Xubuntu e teste-o: http://www.xubuntu.org.

Via Linux Journal
Leia Mais ►

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Como instalar o Empathy com suporte a MSN XMPP no Ubuntu 11.10

Como alguns de vocês sabem, o pessoal de Redmond adicionou suporte ao protocolo XMPP ao seu serviço de mensagem instantânea MSNM, o pessoal do OMG! Ubuntu! resolveu dar a dica, através do Xavier Claessens sobre como fazer o XMPP funcionar no "troço".

Como instalar o Empathy com suporte a MSN XMPP no Ubuntu 11.10

Depois de adicionarmos e atualizarmos o necessário você precisará olhar duas coisas: -

  1. Esteja rodando o Ubuntu 11.10
  2. Esteja certo que possa adicionar aplicativos potencialmente instáveis ao seus sistema.

Se você decidiu o aborrecimento não vale a pena - isso é bom. Essa função estará disponível no Ubuntu 12.04 em Abril próximo. Mas se você concordou com ambas as questões, então estamos livres para prosseguir...

O primeiro passo é adicionar o ‘Telepathy Unstable PPA‘ a sua Software Sources. Isso pode ser feito rapidamente usando o Terminal.

Abra o Terminal e insira as seguintes duas linhas, definindo a senha do seu usuário quando for requerido: -
  • sudo add-apt-repository ppa:telepathy/ppa
  • sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
Para atualizar sem envolver o Terminal deve-se primeiro adicionar 'ppa:telepathy/ppa' ao Software Sources. Uma vez isso sido feito, abre o 'Update Manager' usando o Unity Dash e clique no botão 'Check' seguido por 'Upgrade' na janela Update Manager.

Com tudo atualizado para a mais recente e importante, siga para abrir System Settings > Online Accounts e adicionar sua informação do Windows Live. Uma vez autorizado o Emapthy irá automaticamente usar as informações GOA para futuros logins.


Via OMG! Ubuntu!
Leia Mais ►

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cinnamon e Razor-qt, duas novidade para a área de trabalho Linux

Novos ares aparecem no rumo da área de trabalho Linux, principalmente nesse momento em que o mundo interligado das nuvens crescem sem parar e vão aos poucos tomando conta de tudo que está relativo ao uso de computadores, tem os que gostam e os que não gostam e cada um tem seus motivos, porém, enquanto esse mundo ainda está dividido novas (boas para uns e más para outros) vão surgindo.

Nesse momento, Clement Lefebvre (fundador do Linux Mint) anúncia que está trabalhando em um fork para o Gnome Shell, alvo de muitas críticas e motivo recente para uma grande debandada do mundo Gnome, eu nunca usei o dito cujo, porém digo que já o vi e a ideia não me atraiu nem um pouco. O nome do "danado" é Cinnamon e vem com a tarefa de ser similar ao Gnome 2 e o motivo basicamente  se resume a insatisfação com o modelo do Gnome Shell e suas interações e então criar algo que possa trabalhar como no Gnome 2 e sendo interativo entre si.

Outra novidade é o Razor-qt, um ambiente para QT que vem fazer nesse mundo o que o XFCE faz no mundo GTK, o que é bom para o povo do QT como o XFCE é bom para o povo do GTK, muita gente gosta sim de um ambiente completo, cheio de funções, porém outras tantas, são a exemplo de mim minimalistas e não tem a necessidade de usar sequer 1/3 do que esses ambientes proveem, eu mesmo usei XFCE por muito tempo e agora no Gnome, fico imaginando para que serve tanta coisa que eu já mais sequer pensei em usar. O Razor-qt é modular e por isso você pode usar partes dele em difentes ambientes, como é encontrado na própria página do projeto, muito de seus desenvolvedores usam partes do Razor-qt no OpenBox, se você é da turma, fique a vontade para testar!

Esse conteúdo está disponibilizado sobre a licença de uso - Tiu enhavo estas disponebla sur uza permesilo LiPE
Leia Mais ►

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Marble Arena 2 foi lançado com suporte a gráfico HD

A Brightside Entertainment anúnciou o lançamento de Marble Arena 2 um jogo de bola de gude simples, com recusros de física, e gráficos em 3D, possui gráficos HD e um editor integrado para a criação de novos níveis próprios.

O jogo possui 50 níveis e muitas características que tornam o jogo muito interessantes, como por exemplo para aqueles que não são muito "chegados" a jogos offline, o jogo possui um serviço de multi-jogadores online com servidor rodando em 24/7 e ainda o jogo lhe dá a oportunidade de criar o próprio servidor para se divertir online em um círculo fechado.

Quem gosta de Sonic vai gostar disso aí! :D

Leia Mais ►

Firefox 9 já está disponível para o público

Embora aparentemente o anúncio oficial ainda não tenha ocorrido, a notícia da disponibilidade do Firefox 9 já está se espalhando, concluindo a série de versões deste navegador lançadas em 2011: a versão 4 saiu em março, a 5 em junho, a 6 em agosto, a 7 no mês seguinte e a 8 no mês passado.

Há um ano a participação do Firefox superava a metade dos acessos ao BR-Linux; hoje ele é usado por 44,02% dos usuários desktop que acessam o site. Para comparação, no Efetividade.net o Firefox é usado por 24,53% dos usuários desktop, e no BR-Mac.org ele corresponde a 16,77%.

A maior novidade da versão é a inclusão no engine TraceMonkey do novo recurso Type Inference de tratamento de tipos em Javascript, que segundo consta aumenta em até 30% o desempenho do navegador em benchmarks da web e deve ter influência perceptível na execução de aplicativos on-line.

Outra novidade destacada em notícias sobre a disponibilização são melhorias na interface com o usuário no OS X Lion, incluindo melhor integração a temas e navegação por gestos adotando a forma usual deste sistema operacional.

Links para download: Linux, Mac, Windows. (via engadget.com – “Firefox 9 now available, boasts speedier JavaScript handling, Lion optimizations — Engadget”)

Via BR-Linux
Leia Mais ►

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Interface gráfica em scripts shell: Júlio Neves apresenta o yad

por Júlio Neves

[Veja também: Bombando o shell: o novo livro de Júlio Neves]
Mermão, se você gosta de usar a interface a caractere, lhe aconselho a instalar o yad (Yet Another Dialog) com urgência. O yad é um fork do zenity, só que muuuuuito mais incrementado. Para termos uma pequena ideia, pois este artigo é só um ensaio, nele você pode:
  • Inserir imagens nos diálogos;
  • Criar formulários com alto grau de complexidade;
  • Criar quantos botões quiser e customizá-los quanto aos nome e aos códigos de retorno quando clicados;
  • Criar diálogos drag’n drop;
  • Criar diálogos com ícones de atalho
  • Criar diálogos com barras de progresso múltiplas (muito legal para instalação. Uma serviria para o progresso de cada arquivo e outra para o progresso geral);
E muito mais…

Via BR-Linux
Leia Mais ►

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MSNM terá suporta ao protocolo XMPP

Em um post no seu blog Inside Windows Live, a Microsoft anunciou ao público a disponibilização de uma interface XMPP ao seu serviço Messenger.

Com este acesso por meio de um padrão aberto, a empresa informa que pretende oferecer 2 valores aos seus usuários: a possibilidade de escolher o serviço de mensagens instantâneas que quiser, sem necessidade de refazer sua lista de contatos, e a possibilidade de usar seu dispositivo escolhido sem ter de trocar de serviço.

Sabemos que muitos desenvolvedores de software externos já procuravam oferecer (por meio de clientes alternativos ou de interligação de redes) essas e outras vantagens aos usuários interessados no Messenger mas não em usar o cliente oficial, mas considero positivo o fato de eles poderem passar a fazê-lo por meio de um padrão aberto, e não do esforço para manter uma reimplementação do protocolo da MS. (via windowsteamblog.com – “Anyone can build a Messenger client—with open standards access via XMPP”)

Via BR-Linux
Leia Mais ►

Hackers Criminosos e Anjos - Discovery Channel

Enquanto as ciências da computação procuram abrange cada vez mais todas as áreas e atividades do nosso cotidiano, governos, empresas e o público em geral tornam-se vítimas do terrorismo cibernético, da espionagem industrial e múltiplas formas de fraude. Este documentário investiga o mundo do crime cibernético: as vítimas, os invasores, seus métodos e suas motivações.

Leia Mais ►

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Conheça o navegador Xxxterm!

Existem muitos navegadores hoje em dia, alguns com características que acabam não sendo utilizadas, outros oferecendo realmente o mínimo em tarefas de navegação. Marco Peerboom começou desenvolvendo  seu navegador web minimalista xxxterm para OpenBSD em 2010. Dentro de um ano o navegador tornou-se popular o suficiente na comunidade OpenBSD para encontrar o caminho para repositórios Linux grandes.

O xxxterm provê um conjunto básico de características. Suporta bookmarks, tabs, barra de localização, busca e status.

Além disso provê uma interface do tipo gVim e controles tipo vi incluindo modos de comando e inserção, um arquivo de configuração em texto puro com opções no formato "opção = valor" e link hint (highlight e numeração de links, para que possam ser acessados digitando o número correspondente). E como outros softwares OpenBSD não requer tocar no mouse.

Via NotíciasLinux
Leia Mais ►

YouPipe - Agregador de vídeos livres!

Enviado por João Felipe (4l3m4o·shΘgmail·com):

“Já existem várias formas de se comunicar e interagir com os entusiastas do Software Livre: redes sociais, fórums, sites de notícias etc.
 
Com essa linha de raciocínio, nasceu o Youpipe. Um site agregador, que visa centrar todos os videos do movimento software livre. Seja ele sobre algum software, tutorial, anuncio, entretenimento etc. Acesse, assista, e faça o upload dos seus vídeos favoritos.
Serviços de vídeo suportados: Youtube, Vimeo, Dailymotion, Metacafe, Megavideo, Google e Veoh.” [referência: youpipe.net]

Via BR-Linux
Leia Mais ►

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Bodhi Linux – Fantástica distro com E17

O Bodhi Linux 1.2.1 é uma distro leve baseada no Ubuntu 10.04 que usa o Enlightenment 17 como interface. Ao contrário de muitas outras distros com esta interface, o Bodhi usa o SVN do E17. Além disso, seu autor, Jeff Hoogland, faz um excelente trabalho mantendo o mesmo sempre atualizado nos repositórios, coisa que não acontece com várias distribuições baseadas no E17, que raramente o atualizam.

Outro ponto positivo do Bodhi são os softwares. O Bodhi não cai no mesmo erro das demais distros que se dizem leves apenas por usar um ambiente leve (como E17, Fluxbox, Openbox, LXDE, WindowMaker e vários outros) mas vem carregadas de programas pesados que apenas colocam na distro sem nenhum trabalho de integração com o ambiente usado. O Bodhi não vêm com aquele monte de softwares desnecessários e nem peca como as outras distros usando softwares, widgets ou qualquer outra coisa de outro ambiente mais pesado como Gnome ou KDE. A maioria dos utilitários do sistema, widgets e outros usados são do próprio E17. Se não são, então é usado algum aplicativo bem leve de uma forma bem integrada, como é o caso do gerenciador de arquivos PCManFM que vem por padrão bem integrado ao E17 já que o gerenciador de arquivos do E17 não tem tantas funcionalidades.

Íntegram em  Terramel
Leia Mais ►

40 anos de evolução das shells: você sabia que o /bin/sh original tinha menos de 900 linhas de código?

Embora já seja frequente ver membros da Geração Y fazendo campanha para alguém arregaçar as mangas em nome deles e extinguir a demanda por interação com o Linux via linha de comando, as shells estão aí para ficar, mesmo que cada vez mais só nos bastidores, em modo não-interativo ou nas mãos de usuários experientes que apreciam seus recursos.

Mas você sabia que a shell original – o primeiro /bin/sh, escrito por Ken Thompson – surgiu há 40 anos, em 1971 (2 anos depois do nascimento do próprio Unix) e tinha menos de 900 linhas de código? Isso porque boa parte do que hoje conhecemos como comandos builtin da shell (incluindo elementos essenciais, como o if) na época eram apenas utilitários externos, até mesmo recursos como o glob (que “interpreta” caracteres especiais como * e ? em parâmetros correspondentes a nomes de arquivo) eram implementações à parte, e a shell era exclusivamente interativa: a capacidade de interpretar scripts veio mais tarde.

Em compensação, recursos como pipes (| ou, na época, ^) e redirecionamento de entrada e saída (<, >, >>, etc.) já estavam presentes.

Íntegra em BR-Linux
Leia Mais ►

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

StatCount coloca Chrome, IE e Firefox como os mais usados no Brasil

O Google Chrome ultrapassou o Internet Explorer em novembro e se tornou o navegador mais popular do Brasil, segundo dados da empresa StatCounter. O browser do Google atingiu 39,81% de participação no mercado brasileiro, contra os 34,43% do navegador da Microsoft.

O Firefox, da Mozilla, ficou na terceira colocação, com fatia de 23,83%. Em novembro de 2009, o Chrome detinha apenas 7,19% do mercado, enquanto o Internet Explorer era líder com 57,03%. O navegador da Mozilla aparecia na segunda colocação, com participação de 33,63%.

Íntegra no G1
Leia Mais ►

Postagens populares